terça-feira, 22 de julho de 2014

ENFP:-) Meu tipo de personalidade e temperamento...


(Aproximadamente 6—7% da população) ENFPs são cheios de entusiasmo e novas ideias. Optimistas, expontâneos, criativos e confiantes, têm uma mente original e um forte sentido do possível. Para um ENFP, a vida é um drama excitante.

Porque estão tão interessados nas possibilidades, ENFPs vêem sentido em todas as coisas e preferem manter muitas opções abertas. Eles são perceptivos e observadores perspicazes que notam qualquer coisa fora do comum. ENFPs são curiosos; eles preferem entender em vez de julgar.

Imaginativos, adaptáveis e alertas, ENFPs valorizam a inspiração acima de tudo e são com frequência inventores engenhosos. Por vezes são inconformistas, e são bons em ver novas maneiras de fazer as coisas. ENFPs abrem novos caminhos para o pensamento e a acção. Ao implementar as suas idéias inovadoras, ENFPs confiam na sua energia impulsiva. Eles têm muita iniciativa e encaram os problemas como desafios estimulantes.Também obtêm uma infusão de energia estando juntos das outras pessoas e podem combinar com sucesso os seus talentos com as forças dos outros.

ENFPs são encantadores e cheios de vitalidade. Tratam as pessoas com simpatia, gentileza, calor e estão prontos a ajudar qualquer um com um problema. Podem ser marcadamente compreensivos e empáticos, e com frequência se importam com o desenvolvimento dos outros. ENFPs evitam conflito e preferem harmonia. Eles colocam mais energia em manter relacionamentos pessoais do que em manter objectos, e gostam de manter uma grande variedade de relacionamentos vivos.

Possíveis Aspectos Negativos

Uma vez que acham tão fácil gerar idéias, ENFPs têm dificuldade em concentrar-se em apenas uma coisa de cada vez e podem ter problemas em tomar decisões. Eles vêem tantas possibilidades que têm dificuldade em selecionar a melhor atividade ou interesse para seguir. Algumas vezes fazem escolhas de que se arrependem ou envolvem-se em muitas actividades simultaneamente. Escolher cuidadosamente onde concentrar a sua energia ajudará os ENFPs a evitar consumir o seu tempo e a dissipar os seus consideráveis talentos.

Para um ENFP, a parte divertida de um projeto é a solução inicial de um problema e a criação de algo novo. Eles gostam de exercitar a sua inspiração nas partes importantes e desafiadoras de um problema. Depois desse estágio, com frequência perdem o interesse e carecem da auto disciplina necessária para completar o que iniciaram. É provável que comecem muitos projectos mas concluam poucos. ENFPs produzem mais resultados quando concluem as partes entediantes, mas necessárias, de um projecto, até que este esteja completo. Anotar em papel factos ou etapas poderá ajudá-los a evitar que se distraiam.

Com frequência, ENFPs não são particularmente bem organizados. Eles podem beneficiar em aprender e aplicar uma boa gerência do tempo, desenvolver as capacidades de organização pessoais.  Eles lucram quando juntam forças com outras pessoas mais práticas e realistas. Isso normalmente combina bem com eles de qualquer forma, uma vez que ENFPs não gostam de trabalhar só, especialmente por períodos extensos de tempo. Eles acham que trabalhar com outra pessoa, mesmo em fases menos interessantes de um projecto, é preferível a trabalhar só.

ENFPs não são tão interessados em pormenores. Uma vez que eles são mais entusiastas em usar a sua imaginação e em criar alguma coisa original, eles podem não se incomodar em recolher toda a informação que necessitam de forma a executar uma actividade particular. Algumas vezes eles apenas improvisam no momento, em vez de planear e preparar antecipadamente. Porque acham que a recolha de informação é aborrecida, ENFPs correm o risco de nunca passarem do estágio da "idéia brilhante" ou, uma vez que tenham começado, nunca terminarem. Sempre inquietos, eles prefeririam não ter que lidar com pormenores cansativos mas deslocarem-se para alguma outra coisa nova ou incomum. ENFPs são mais efectivos quando conscientemente observam o mundo à sua volta e recolhem impressões mais objectivas, tornando assim suas inovações aplicáveis. 


Para mais: http://sites.mpc.com.br/negreiros/enfp.html

Sem comentários :

Enviar um comentário