domingo, 6 de julho de 2014

Lenços de namorados




1.
Fui há praia para te ver

Fiqei a xeirar a mar
Mê Amor tenho qe ceder
Nem banho hei-da tomar!

2.
Esprei uma vida
Para te incontrar
Tu és tãu querida
És o sol a rraiar!

3.
Este lenço não é d'açoar
Bordoei-o para ti,
Mê Amor vai-lo já a gardar
É o mai lindo qu'eu vi.

4.
Sou a Princeza Incantada
Tu és o Prínssipe ardente!
Eu tou já mui bem acordada,
Vem é dar-m'um beijo valente!

5.
Nas azas d'uma gaivota
Fui ver se t'avia no mar
Foi o barco e não volta,
Ai canto teréi d'esperar!

6.
Tu curaste-me da constipaçón!
Aline, és uma queridinha!
Ficas-me bem dentro do coraçón,
Ai Deus, já tenho ua madrinha!

7.
Mê Amor dou-t'o mê curação
Vê lá guarda-lo mui bem!
Enquanto faço um'óração
Ao Mnino Jesus de Belém!

8.
Or' Aline, não precizas
de ajuda para quadrar
Todas as rimas já tinhas
dentro de ti pa encontrar!

9.
Sou como a folha au vento,
só preciso de pouzar
na festa do mê cazamento
cóntigo, pra namorar!

10.
Todas as mias quadras son
originais, já se vê!
Digo alto c'o coraçón,
Mais, só qem quiser me lê!

Estes versos que te dei
em boas mãos ficarón
Se te vais eu voltarei
com amor no curaçón.

11.
E daqui eu me arredo
caladinha com sserteza:
Já não tenho mais enredo,
não sou rival da belesa...

Que estes poetas eu cei,

que agora aparesseram,
Ção da poesia que dei
superiores, e prosperam!

E açim me retiro
com um noiturno adeus...
Bou num breve çuspiro
Bou acarinhar os meus!

Nota: os erros são propositados, como manda a tradiçón... 

Armanda Andrade - (2009)

Sem comentários :

Enviar um comentário